quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Composição do filme radiográfico


COMPOSIÇÃO DOS FILMES RADIOGRÁFICOS

Os raios-x têm a prioridade de afetar filmes da mesma maneira que a luz, os cristais tornam-se mais propícios a trocas químicas e formam o que chamamos de imagem latente.
Gelatina
– a gelatina desempenha funções importantes, ela age como um veículo para manter o composto de prata na forma na forma de micro – cristais de haleto de prata uniformemente distribuídos, também oferece razoável durabilidade à emulsão antese depois da revelação porque é relativamente estável. Também permite rápida revelação porque é facilmente penetrada pelas soluções.
Haleto de prata
(cristais ou brometos) – visto sob um microscópio,a emulsão sensível é composta de vários micro- cristais de haleto de prata suspensos em gelatina.Quando os cristais nesta emulsão sensível absorvem a energia dos raios - X ou da luz, ocorre uma mudança física neles. Esta mudança (formação da imagem) não pode ser detectada por métodos físicos comuns. Entretanto, quando o filme exposto é revelado em uma solução chamada revelador,ocorre uma reação química reduzindo os cristais expostos em diminutas massas de prata metálica negra e deixando os cristais não expostos essencialmente inalterados.
SENSIBILIDADE DOS FILMES RADIOGRÁFICOS
Os filmes possuem uma sensibilidade tanto para luz quanto para oraios - X e desta forma que se torna possível o registro da imagem.A sensibilidade do filme depende do tamanho dos cristais de prata contidos na emulsão fotográfica. Quanto maior, for o tamanho dos cristais, maior será o contraste.

Fernanda

Um comentário:

  1. Fernanda gostaria de saber se a composição dos filmes radiologicos veterinarios são as mesmas?

    ResponderExcluir